Depois de anos sendo uma pedra no sapato de seus donos, o Tumblr finalmente encontrou um novo lar. E não estamos falando do Pornhub, que estava de olho na plataforma social. O recanto da juventude alternativa dos anos 2000 foi vendido pela Verizon para a Automattic, empresa que é dona da plataforma WordPress. E quem lembra da plataforma de blogs sendo adquirida por mais de USD 1,1 bilhão pelo Yahoo em 2013 pode nem acreditar no valor do novo acordo. Segundo fontes, a operadora aceitou entregar o veÃculo inteiro e seus 200 funcionários por menos de USD 3 milhões. A desvalorização é mais feia do que código HTML quebrado, mas pode ser o inÃcio de uma vitória na trilha desse antigo queridinho da interwebz.
Former menino-prodÃgio
Fundado em 2007, o Tumblr se tornou prova viva de que uma grande base de usuários nem sempre é sinônimo de sucesso. O serviço aproveitou o auge dos blogs e a ascensão das redes sociais com sua interface fácil de usar e diversos temas e opções de personalização. Quem aà não se lembra de tumblrs tremendões como aquele que avaliava os melhores PFs da cidade, o Baguette-me-Nots ou esse aqui de GIFs de gatos no espaço. Sim, gatos. No espaço! O “estilão xoven” e a atenção para fatores como os smartphones garantiram certo prestÃgio para o negócio criado por David Karp e Marco Arment. Em 2012, a startup informava que tinha USD 13 milhões de receita anual — números modestos, mas que vinham sempre acompanhados de seus 100 milhões de usuários. Na época, a estimativa era que, no ano seguinte, a firma alcançasse uma arrecadação mais parruda, seus USD 100 milhões. Daà deu ruim.
Ovelha negra da famÃlia
Com mais high hopes que o Brendon Urie do PATD, o Yahoo resolveu apostar no serviço de blogging e desembolsou o já citado bilhão de dinheiros yankees. O problema, porém, é que a plataforma nunca foi além de um serviço com muitos usuários. Atualmente, a rede conta com mais de 450 milhões de blogs, mas sua monetização nem chega perto da lucratividade de outros queridinhos da juventude, como Facebook e Instagram. É difÃcil dizer de quem foi a culpa para a derrocada. Em 2016, a dona do Tumblr jogou o valuation do serviço para apenas USD 230 milhões e, no ano seguinte, o antigo prodÃgio foi vendido para a Verizon em um pacotão de propriedades do Yahoo. E, como tudo que é ruim pode piorar, a aquisição coincidiu com um banimento de conteúdo para maiores no Tumblr, o que resultou em uma queda brusca no número de usuários. Não que a gente julgue se valia a pena tirar ou não esse tipo de conteúdo, o lance é que o timing caiu como uma bomba para a plataforma.
Coming of Age
A caminhada meio cambaleante do Tumblr tem semelhanças com a de outro serviço que “foi para o Yahoo para morrer”. Sim, Flickr, a gente sente sua falta. O acervo de imagens era uma das grandes marcas da internet e chegou a registrar 90 milhões de usuários mensais, mas acabou não vingando com seu modelo social e teve um fim parecido com o ex-irmão adotado. Atualmente, a rede faz parte do serviço de fotografia para profissionais, o SmugMug. Não dá para dizer que o serviço de blogging vai se dar bem debaixo do mesmo guarda-chuva que o WordPress. Mas, o que podemos apostar é que a Automattic deve usar essa carta na hora de ensaiar o pitch para um possÃvel IPO. Segundo a galera do Axios, o novo dono não pretende trazer os conteúdos NSFW de volta, mas quer manter o tom “divertido” e transformar o site em um complemento para o WP. Moral da história: depois de rodar por uma década, o pequeno Tumblrinho encontrou uma casa que, se não é o melhor dos mundos, sabe o que é monetizar uma ferramentas de publicação.
Fonte: The Brief