Usuários do aplicativo WhatsApp viraram vítimas de mais um golpe: uma mensagem que promete um valor de R$ 954, referente ao programa Bolsa Família, do Governo Federal. A armadilha afetou mais de 600 mil pessoas em apenas 24 horas, segundo o levantamento da empresa PSafe.
Em um primeiro momento, as pessoas são levadas a acreditar que possuem direito ao saque de R$ 954 e, para isso, precisam responder três perguntas. São elas: "Você possui o cartão bolsa família?", "Você recebe todo mês?" e "Você conhece amigos ou parentes que recebe?".
Independentemente das respostas informadas, a vítima é encaminhada para uma página que solicita o compartilhamento da mensagem com 10 amigos ou 10 grupos no WhatsApp. Assim como em outros golpes, isso aumenta o alcance da armadilha.
Depois do compartilhamento, o usuário é direcionado a uma página de cadastro, que induz ao download de aplicativos maliciosos, que podem infectar o smartphone e deixar o aparelho vulnerável a outros tipos de crimes e/ou prejuízo financeiro.