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Lendários e furiosos


A vida não é fácil para os magos de Demacia. Por lá, Luxanna Stemmaguarda (Lux, para os íntimos) precisa esconder sua verdadeira identidade de geral e faz isso enquanto reúne seu time, dá altos cavalinhos de pau em carros magicamente tunados e, é claro, conquista o mundo. Calma, você não abriu a newsletter errada. Essa descrição é fruto de um mash-up de marketing que precisa de um storytelling bem viajante para acontecer: a montadora japonesa Honda acha que encontrou uma forma de vender carros para a galera mais nova — AKA a geração Uber — investir pesado em esports. Mais especificamente, no público que curte League of Legends.

Ligado nos gamers

A marca japonesa se tornou a montadora oficial da Championship Series do LoLzinho velho de guerra — uma das ligas mais fortes do esporte digital dos EUA. A parceria foi anunciada poucos meses depois da empresa começar a patrocinar o Team Liquid. Para quem não entende do riscado digital, a galera líquida é tricampeã da bagaça toda. Como bons japoneses, a Honda tem um objetivo e só vai parar quando alcançá-lo, e nesse caso significa impactar consumidores jovens em um campo que seja amistoso para eles. E quantos são esses “eles”? Segundo companhias de análise como a Newzoo, estamos falando de uma audiência global de mais de 450 milhões de jogadores de algum desses joguinhos que o seu primo ou a sua prima viram as noites escondidos para jogar.

Entrando de carrinho

A seu favor, a fabricante de carangos nipônica vê seus dados de venda. As gerações mais novas (millenials e geração Z) são os grupos que mais olham para modelos como Civic e Accord com brilho no olhar. Nesse sentido, os esports são observados como um investimento em novas plataformas sociais. Em uma lane paralela dessa partida, temos companhias como a Riot Games — dona de League of Legends — que se beneficiam, e muito, com essas parcerias. Afinal, nos esportes tradicionais, a grana maior vem de ingressos e direitos de transmissão. Mas isso não é verdade para os esportes digitais, que ainda precisam de marcas bancando a jogada. Se é que vocês me entendem.

Montando o cenário

Assim, a Honda se junta a outras marcas parceiras da liga norte-americana controlada pela Riot, como Mastercard, Walmart e outras. A nova patrocinadora deve estrear cantando pneus nos playoffs da “Liga de Lendas” em Los Angeles. As ações de marketing, no entanto, devem ser bem comuns: carros envelopados, um documentário com bastidores e patrocínio no nome do prêmio para o MVP do torneio. Sim, a gente sabe que o ano é 2019 e essa estratégia parece bem anos 2000. É aquela coisa, montadora velha até aprende truque novo, mas só até a página 3.
The Brief

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