Ainda que a gente curta ouvir um bom e velho vinil de vez em quando, não podemos ignorar que o streaming chegou para ficar. Prova disso é o consumo de 80% da música em todo o mundo por meio dessas plataformas, e o Spotify – a maior delas – anda colecionando muitos usuários por causa disso. A empresa deu show nos resultados do último trimestre de 2019 e exibiu a quantia de 271 milhões de assinantes ao redor do globo, um aumento de 31% no YoY (em relação ao ano anterior). A versão Premium, mais conhecida como o login que você vai pegar emprestado de quem paga, conta com 124 milhões de fiéis ao app e sozinha gerou uma receita de USD 1.8 bilhão. Como nem tudo são flores: a plataforma teve um prejuízo na operação de USD 85 milhões, refletindo na queda das ações, que agora estão em USD 1.26/unidade.
New releases
Agora que você não compra mais o CD daquele artista favorito para ouvir no discman (#rip), o lucro dele vem da quantidade de repeats que você dá no álbum salvo no Spotify. Mas, apesar do modelo parecer prosperar, a plataforma está mesmo é apostando no terreno já não tão desconhecido dos podcasts. Do último ano para cá, a área já cresceu 200%, com mais de 16% de seus usuários ativos mensais escutando todo tipo de conteúdo dentro desse modelo. O streaming musical tem grandes ambições: quer ser a mais pedida das plataformas de áudio do mundo e para isso, está adquirindo tudo o que faz sucesso nos ouvidos alheios. Uma das suas recentes aquisições foi o The Ringer, empresa sucesso em podcasts, com tudo o que tem dentro – incluindo os 90 funcionários. Essa é a 4ª compra na lista de curtidas e salvas do Spotify, além da Gimlet Media, Anchor FM e Parcast que já fazem parte do portfólio do software verdinho.
As mais tocadas
A plataforma tem algumas empresas do gênero tentando disputar o topo das paradas, como a Amazon Music, que em janeiro anunciou 55 milhões de usuários no app, ao passo que a Apple reportou 60 milhões de assinantes pagos no Apple Music no verão passado. E, não podemos esquecer o hit do momento, e um dos apps mais populares do último ano, TikTok, que está se preparando para lançar seu próprio serviço de streaming musical. Também temos os new releases, como o Gaana.com, serviço de streaming indiano que já tem um fã clube de 152 milhões de usuários mensais ativos, se tornando um possível rival para o Spotify nesse mercado.
Aí vai um programa para você
Para o futuro, o player sueco está otimista: prevê um aumento de usuários ativos mensais em até 289 milhões, com assinantes premium subindo para até 131 milhões. O foco em podcasts deve continuar, uma vez que só o mercado de anúncios em podcast espera gerar USD 1 bilhão no ano que vem. Hoje já temos mais de 700 mil opções de shows no serviço e novas funções de descobertas sendo adicionadas para ajudar os ouvintes a navegarem em meio a tantas opções. Ou seja, se você é uma daquelas pessoas que ainda não entrou para o clubinho dos podcasts, é bom começar a adicionar aos seus favoritos. Inclusive, estamos bem tendenciosos a entrar para esse clubinho.
Fonte: The Brief