Trending

TikTok pode ter um respiro nos EUA

 


Olha essa reviravolta! O recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu dar as caras na Suprema Corte com um pedido inusitado: salvar o TikTok de um possível banimento a partir de janeiro. Isso mesmo, Trump, que já foi super crítico da plataforma, agora está buscando uma solução política para impedir que o app seja chutado do país.

Trump apresentou um documento ao tribunal pedindo para suspender a lei que proíbe o TikTok. Ele garantiu que tem tudo o que é necessário para resolver essa treta: “experiência em negociações, mandato eleitoral e vontade política”. Modéstia à parte, né?

O que está em jogo?

🇨🇳 O TikTok, propriedade da ByteDance, uma empresa chinesa, foi colocado na berlinda por supostas questões de segurança nacional. O governo americano acredita que o app compartilha dados de usuários com o governo chinês — algo que a ByteDance nega categoricamente. A lei aprovada este ano permite o banimento do app, a menos que ele seja vendido para uma empresa americana.

O prazo para resolver essa novela é 19 de janeiro de 2025, um dia antes de Trump assumir oficialmente a presidência. E aí que mora a jogada: Trump quer adiar esse prazo e negociar diretamente com o TikTok já como presidente.

Trump + TikTok = nova parceria?

🤔 Agora, vamos combinar, é curioso ver Trump defendendo o TikTok, né? Lá em 2020, ele estava a um passo de bani-lo de vez. Mas, durante sua última campanha, o tom mudou. Ele até afirmou que o app foi crucial para sua vitória, com seus mais de 14 milhões de seguidores ajudando a espalhar suas mensagens e memes.

Trump também usou o exemplo do bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil para reforçar que banir redes sociais pode ser um “perigo histórico”. Recentemente, ele se reuniu com Shou Zi Chew, CEO do TikTok, deixando claro que estava disposto a reverter o jogo.

E agora?

⚖️ A pressão para banir o TikTok nos EUA é gigante, com muitos defendendo que ele representa um risco à segurança nacional. Mas Trump parece estar apostando em um acordo que possa manter o app por aqui. Será que vem aí uma solução inédita e inesperada?

Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: essa história ainda vai render muito pano pra manga (e muitos vídeos de 15 segundos). E aí, você acha que o TikTok tem salvação nos EUA?⚡

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.enjoei.com.br/@vitrineraros
 https://www.enjoei.com.br/@vitrineraros
header ads