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Limpando o histórico e a própria barra


Acredite se quiser, privacidade é a palavra da vez para os lados de Palo Alto. Não é serendipidade, nem resiliência. A prova é que o Facebook anunciou ontem que o recurso Clear History estará finalmente disponível para seus usuários. Prometida em maio de 2018, a feature vai permitir que você apague seu histórico de navegação dentro da rede social — o que você clica, quais páginas você acessa e coisas do tipo. A novidade está sendo implementada na Coreia do Sul, Espanha e Irlanda. Não estamos falando de War, mas o recurso deve ganhar novos territórios (a escolha de Mark e sua banda) nos próximos meses. Apesar de não ser a decisão que mais agrada aos anunciantes, a posição da companhia é clara: responder (meio atrasada, é bem verdade) às demandas de autoridades e depois do Cambridge Anayticalipse.

Sempre tem um porém

Ah, vocês não acharam que o menino Zuckerberg ia dar um ponto sem nó desses? Apesar de se chamar “clear”, nenhum desses dados de navegação vai efetivamente ser deletado dos servidores da rede social. O FB vai apenas “desconectar” as informações das contas dos usuários. Tipo, cortar o cordão umbilical numa analogia pediátrica para os médicos na audiência. A ferramenta também permite, pela primeira vez, que o público fique de olho em como a plataforma acompanha seus rastros pela internet — muito além do uso da URL facebook.com, diga-se de passagem. A seção vai se chamar “Off-Facebook activity” e também deve mostrar que aplicativos e sites estão trackeando sua atividade e mandando infos relacionadas a anúncios para a rede social.

Tá (quase) tudo limpeza

Para quem quer ir além da ~faxina~ de histórico, no futuro, o plano é permitir bloquear empresas que estão mandando infos para o FB sobre sua atividade. Não deixa de ser peculiar que, apesar dos porta-vozes da empresa de Palo Alto dizerem que estão sendo claros com seus usuários, a rede social não vai fazer lá muito alarde com a novidade. De fato, quando a “borracha” de histórico chegar ao Brasil, não espere nenhum aviso, do tipo pop-up ou mensagem na página inicial do seu feed. O motivo todo mundo já conhece: a privacidade sobe a arrecadação vinda da publicidade desce. Afinal de contas, o recurso afeta diretamente o quanto o Facebook é cirúrgico na hora de indicar produtos para geral.

O outro Face

Por falar em quando a ferramenta chegar, prepare-se para algumas surpresas. Sim, do tipo sites vindos do limbo ou totalmente desconhecidos tendo acesso às suas atividades. Especialmente, se você compartilhar um computador com um parente ou amigo. E isso sempre é algo positivo. Mesmo que, de cara, a limpeza parece ser "só onde as autoridades passam”, é a primeira vez que os usuários terão um vislumbre da quantidade absurda de data que  FB (e seus parças) são capazes de capturar. Não que isso necessariamente vá afastar alguém — afinal de contas, os produtos by Facebook têm suas vantagens (stickers, todos seus amigos e por aí vai). Mas, que essa “espiadinha no que há do outro lado” pode deixar uma galera de queixo caído, com com toda certeza vai.

Fonte: The Brief


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